Infelizmente as manipulações de resultados continuam a acontecer ao redor de todo o mundo, trazendo descredibilidade para os esportes e competições de diversas modalidades.
Mas, em contrapartida, os órgãos fiscalizadores estão cada dia mais atuantes, aplicando penalidades mais graves para os infratores e assim inibir ainda mais essas práticas que não agregam em nada os esportes.
Um caso recente ocorreu na China e o esporte envolvido foi o futebol, aliás, com diversas pessoas envolvidas. Diante disso, nosso intuito desse breve artigo é informar como ocorreu esse acontecimento e as medidas tomadas pelo órgão competente.
Mais de 1500 eventos ao vivo todos os dias38 jogadores acabam banidos do futebol na China por manipulação de jogos
Uma investigação realizada fez com que a Associação Chinesa de Futebol banisse 38 jogadores de futebol, além de 5 chefes de clubes. Eles foram acusados de manipular resultados no esporte. Aliás, a investigação durou 2 anos e descobriu que cerca de 120 partidas sofreram manipulação.
Zhang Xiaopeng, que trabalha no Ministério da Segurança Pública da China, contou que a investigação robusta mostrou diversos casos de apostas online, envolvendo manipulação e suborno. Ao todo foram envolvidos 128 suspeitos e 41 clubes de futebol.
O banimento é vitalício, ou seja, os apenados nunca mais poderão fazer parte do futebol chinês. Entre esses banidos para sempre estão o jogador de meio-campo Jin Jingdao, o atacante Guo Tianyu e o goleiro Gu Chao.
Outros 17 jogadores receberam banimento de 5 anos, inclusive, em uma coletiva de imprensa, na quarta-feira, dia 11 de setembro, Son Jun-Ho, da Coreia do Sul, disse que é inocente. Além disso, em tom de choro, disse que está pasmo pelas ridículas acusações.
Jun-Ho ainda fez graves acusações, dizendo que ameaçaram a sua esposa de prisão caso ele não admitisse as acusações, mas mesmo assim ele disse que não fez nada parecido com o que estava sendo acusado.
Diferentes promoções esportivasAutoridades do esporte também estão na mira
A China tem intensificado a fiscalização e punição em crimes relacionados ao esporte, em março, por exemplo, o ex-presidente da CFA, Chen Xuyuan, foi condenado em um tribunal à prisão perpétua, pois aceitou subornos na quantia de 88 milhões de MOP, cerca de 11 milhões de dólares.
Da mesma maneira, o ex-vice-presidente da CFA, Wang Dengfeng, foi condenado a 17 anos de prisão por peculato e suborno, já em agosto, outro ex-vice-presidente, Li Yuyi, foi condenado a 11 anos por aceitar subornos.
Mesmo com a promessa do presidente da China, Xi Jinping, de tornar os times locais do país mais competitivos, muitos canais de notícias esportivas, inclusive a ESPN, afirmaram que o futebol chinês é um esporte notoriamente de baixo desempenho.
Realçando essa informação, a seleção chinesa se classificou para a Copa do Mundo apenas 1 vez na história da competição, em 2002, quando perdeu todas as 3 partidas que disputou e não marcou nenhum gol.
Outro dado que mostra que o futebol não é um esporte tão avançado assim na China é a classificação do país no ranking mundial da FIFA, onde eles ocupam a 87ª posição.
Inclusive, estando atrás de Curaçao, que possui apenas 150 mil habitantes, e à frente da Guiné Equatorial, com 1,7 milhões de habitantes. Só para ilustrar, a China possui atualmente 1,4 bilhões de habitantes.
Em um dos últimos jogos da China pelas eliminatórias da Copa do Mundo, que ocorreu em 5 de setembro, eles perderam por 7 a 0 para o Japão, e o técnico Branko Ivankovic classificou o resultado como humilhante.